Baseado em uma história real.
Longametragem
Drama
90 minutos
SINOPSESylvie é advogada e vive com o marido Jean e dois filhos pequenos em Kinshasa, na República Democrática do Congo, em 2013. Ativista político, é preso pela polícia em uma manifestação, mas consegue fugir e deixa um recado para Sylvie abandonar a cidade, pois a família corre perigo. Ao se preparar para escapar, Sylvie é atacada por policiais em sua casa, sobrevive e foge com os filhos para Muanda, uma cidade portuária à beira do Atlântico.
Ali, sobrevivem das vendas em uma feira de tecidos e alimentos. Ela batalha pelo sustento enquanto aguarda notícias do esposo e, pouco tempo depois, recebe uma pista de que seu marido está na França. Sylvie e os filhos deixam o país clandestinamente em um porão de navio.
Por um desvio de rota e sem tomar conhecimento, desembarcam 40 dias depois no Porto de Santos, Brasil.
Esta não seria a primeira ou a última surpresa de sua vida. Sem falar uma palavra de português, Sylvie e os filhos são acolhidos como refugiados e precisam se reinventar, mais uma vez, para sobreviver. Agora, Sylvie terá uma nova vida pela frente, sem saber que, um ano depois de separados e sem notícias sobre seu paradeiro, reencontraria Jean quase ao acaso e sem aviso prévio. Ele também havia desembarcado, meses antes, no mesmo porto brasileiro.
Esta é uma história real.